Este ano o Carnaval chegou bem cedo por isso, assim que começou o segundo período, lançámos mãos à obra para criar máscaras de Carnaval. À conta de algumas peripécias, nem todas as máscaras ficaram prontas a tempo mas podemos pensar que para o ano há mais ou que "o Carnaval é quando um Homem quiser"!!
Para começar, cada um teve de transformar as suas ideias num desenho, num projecto do que seria a máscara. Decidiram-se cores e materiais e estudaram-se as composições mais bonitas. Depois, com ligaduras de gesso, papel de prata, guaches e outros materiais, adequados a cada um dos projectos, a máscara ganhou forma.
Etapas: o molde de gesso, a pintura e o "descanso" para secar. Depois aplicaram-se os motivos próprios de cada máscara (como as asas do morcego, as orelhas do linces, uma cabeleira em lã e até um queixo com franjas de cartolina!!)
Depois de tudo pronto, as máscaras serviram de "modelos" para os desenhos finais e desenhos em perspectiva. Não foi fácil desenhar a três dimensões um objecto como estas máscaras, mas foi um começo!
Aqui fica o trabalho de cada um dos alunos que inclui: projecto, máscara concluída e desenho final (ou perspectiva da sua máscara ou da de um companheiro, consoante a escolha do artista):
Luciana:
Gonçalo M.:
Diogo (que desenhou a máscara do Gonçalo M.):
Laura:
Joana:
Vera (que fez uma perspectiva da máscara da Rita):
Rita:
Rute:
Gonçalo H.:
Bruno: